Uso dos óleos essenciais no cuidado físico e mental

Série: Conheça as aplicações dos cuidados para saúde e bem-estar oferecidos no espaço Júlio Zorzetto

Foto Reprodução

No último conteúdo publicado falamos dos benefícios da Massagem Relaxante Terapêutica (MRT) na rotina acelerada do século XXI. Anteriormente, também apresentamos os três tipos de massagens, o que inclui a MRT aliada à Aromaterpia, ou seja, agregando os óleos essenciais (OE) no procedimento.

A grande diferença dentre elas é que a MRT, com o uso de OE – aromas naturais das plantas – traz consigo o poder curativo da natureza, já que possui ativos químicos comprovados.

A Aromaterapia é um ramo da Fitoterapia – estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. O objetivo principal é auxiliar diretamente no tratamento de indisposições, sejam elas físicas ou mentais.

Foto Reprodução

Essa prática terapêutica faz uso das propriedades dos óleos essenciais, que atuam no reequilíbrio e na harmonização do indivíduo, também sendo uma das opções de relaxamento natural oferecida no espaço JZPT.

“Após um breve conversa com o paciente, escolho até três óleos essenciais para trabalhar na massagem conforme as necessidades”, afirma Júlio Zorzetto. O fisioterapeuta destaca ainda que, dependendo do óleo, a medida exata utilizada na técnica faz uma grande diferença nos resultados obtidos.

A Aromaterapia é poderosa, pois o OE atua biologicamente nas pessoas, fortalecendo o sistema imunológico e nas defesas naturais do corpo. No nível da mente, estimula partes diferentes do cérebro, possibilitando alívio nos sintomas de doenças como ansiedade, estresse, insônia, depressão, resfriado.

O óleo de alecrim, por exemplo, é voltado para as necessidades de cansaço mental, falta de memória, dificuldade de concentração, dor de cabeça, enxaqueca, dores musculares e articulares. Já o óleo de lavanda serve para casos de estresse, problemas respiratórios e outros. O OE de limão pode ajudar na falta de concentração, falta de energia, má digestão e febre.

Foto Reprodução

Agende seu horário e sinta os efeitos comprovados da Aromaterapia! No espaço JZPT é oferecida em conjunto com a MRT.

Deixe um comentário