Auriculoterapia

auriculo

A auriculoterapia chinesa faz parte de um conjunto de técnicas terapêuticas, que tem como base os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Acredita-se que tenha sido desenvolvida juntamente com a acupuntura sistêmica (corpo), que é, atualmente, uma das terapias orientais mais populares em diversos países e tem sido amplamente utilizada na assistência à saúde, nos aspectos preventivos e curativos. Nas últimas décadas, a técnica vem se difundindo por todo o mundo em função da crescente aceitabilidade pelas comunidades científicas, após estudos que vem sendo realizados sob uma perspectiva ocidental, com métodos de investigação modernos.

Ela consiste na utilização de uma placa contendo sementes de mostarda – hipoalérgicas e uma pinça para aplicação; de forma não invasiva aplica-se essas sementes em pontos que de forma reflexologia trabalhará inervações na atuação de analgesias e tratamentos específicos.

Não há contra indicações, mesmo uma cardiopata e uma gestante poderá fazer o tratamento, pois é respeitado os pontos que devem ser evitados nestas condições.

Os distúrbios que são mais tratáveis com auriculoterapia incluem problemas como:

  • Musculoesqueléticos,
  • Articulações dos joelhos, ombro, tornozelo;
  • Distúrbios hormonais, sintomas associados à menopausa;
  • Distúrbios da tireoide e problemas menstruais;
  • Doenças que afetam os órgãos, tais como úlceras gástricas, asma, alergias e  problemas digestivos.

Especificamente, a orelha é um excelente local para tratar qualquer problema que tem um componente de dor, como dor lombar, dores de cabeça, problemas de pele (dermatites), problemas neurológicos e vasculares, tais como esclerose múltipla e hipertensão arterial.

Problemas emocionais e ansiedade também são satisfatoriamente tratados por este método!

auriculo